Técnica: Ataque em Bando

Basicamente, o ataque em bando é uma técnica de patrulhamento ideológico executada geralmente por grupos de mentalidade revolucionária.Como tais grupos acham-se isentos de qualquer julgamento moral, e lutam por um futuro utópico (ver aqui [link quebrado]), tudo para eles aparentemente é justificável, inclusive atos desonestos de coação, escárnio e intimidação. Vão entrar 10 neo ateus contra 1 teísta? Perfeito. Serão utilizadas ofensas, provocações e distorções? Nota 10. Não importa o nível de baixeza a ser executado. Aliás, até importa sim. A regra para eles é quanto pior, melhor.

A estrutura deste tipo de ataque geralmente ocorre em comunidades virtuais, como no Orkut, ou em fóruns de discussão, aonde um grupo de uma ideologia pré-definida, no caso, o neo ateísmo, seleciona um adversário para ataque.

A partir desta ação, diversos posts em sequência são realizados, de modo a aparentar ao público que o outro debatedor estaria sendo derrotado no debate. Em muitos casos, a tentativa envolve simplesmente fazer a outra parte desistir, por cansaço, ou sair da discussão. Neste caso, a equipe que atacou em bando (geralmente neo ateístas, marxistas, gayzistas, etc.) irá também comemorar alegando a vitória no debate, dizendo que o outro fugiu.

Identificação

Quanto à essa técnica, não há refutação, apenas identificar a ocorrência dela e, de preferência, identificar o RISCO de ocorrência da técnica. Em comunidades onde tais tipos de atos são permitidos, ou até que esteja dominada por neo ateus, não há refutação à essa técnica.

Um exemplo de ataque é mais ou menos assim:

  • NEO ATEU: Você nem merece respeito, pois acredita que o mundo tem 6,000 anos.
  • TEÍSTA: Não, eu não acredito que o mundo tenha 6,000 anos. Eu acredito no Big Bang, oras.
  • NEO ATEU: Não adianta você tentar me enrolar, você está querendo esconder o fato de que você acredita no mundo de 6,000 anos e agora está fingindo interpretação metafórica para fugir do ridículo.
  • NEO ATEU 1: É isso mesmo, esses teístas todos acreditam que o mundo tem 6,000 anos e depois tentam nos enrolar.
  • NEO ATEU 2: Esse é um crentinho idiota mesmo. Como todos.
  • NEO ATEU 3: Por que você não nos prova que o mundo realmente tem 6,000 anos?
  • NEO ATEU 4: Esse aí acredita ainda que os dinossauros viveram junto com os humanos. HA HA HA.
  • NEO ATEU 5: Vai ler a “Escalada do Monte Improvável” e largue dessa crença idiota de que o mundo tem 6,000 anos.
  • NEO ATEU 6: Se ele acredita em mundo de 6,000 anos, deve ser pedófilo também, como todos os católicos.
  • NEO ATEU 7: Ihhh… bem que eu já desconfiava desse teísta aí.

A quantidade de participantes no “ataque em bando” pode variar, mas o modelo de ataque é geralmente esse. Sempre com tons provocativos, de ridicularização, e normalmente indiferente a qualquer argumento da outra parte. O que importa, no caso, é ofender e diminuir o outro. O uso de imagens pode ocorrer, principalmente em comunidades e fóruns em que regras não proibam tal tipo de recurso.

Precaução

Se não há como refutar esse tipo de técnica, que, como vimos, é extremamente desonesta, existe uma forma de se executar uma prevenção, e, em alguns casos, até uma contenção.

Em todos os exemplos abaixo, tratarei especificamente de comunidades de debates entre religião e ateísmo.

No caso de prevenção podemos considerar os seguintes pontos:

  • Avaliar a comunidade/fórum de que se pretende participar ANTES de começar a postar, tentando identificar se há um histórico de moderação conivente com esse tipo de atitude, ou até histórico de dominação da comunidade/fórum por neo ateus
  • Desconfie até de comunidades multi-moderadas, por exemplo, com 3 moderadores ateus e 3 moderadores “teístas”, pois é possível que estes 3 teístas estejam lá para fazer número e atrair mais debatedores teístas para armadilhas. Avalie também o “profile” das partes que debatem, inclusive a moderação. Um low profile não entra em confrontos, e um high profile sempre entra em confrontos. Se na moderação, os 3 ateus forem high profile, e os 3 teístas low profile, é possível que já estejamos diante de uma armação – em debates com tom de desafio, os low profile desaparecem perto dos high profile
  • Cuidado especial com comunidades lideradas por cristãos mansos (ver aqui [link quebrado]), pois estes tendem a ser excessivamente coniventes com os ateus militantes, e mais duros até com os cristãos em geral (obs.: tratarei essa peculiaridade dos cristãos mansos em textos futuros).

Caso você tenha sido vítima de um ataque em bando, a sugestão é avaliar se a moderação realmente tem histórico de agir nesse tipo de questão. Se não tiver, não é nem recomendável pedir a solicitação de providências dela, pois eles poderão se juntar aos neo ateus para tentar reforçar ainda mais o ataque em cima de você. Sempre se lembrando da regra: virtualmente, a função de um neo ateu é apenas ridicularizar teístas, o máximo possível. Se o moderador da comunidade for neo ateu, ele obviamente irá seguir no modelo comportamental previsto.

Em termos de contenção, o que importa é que ela dificilmente ocorrerá na mesma comunidade ou fórum, mas o teísta nesse caso pode SAIR da comunidade/fórum onde há focos de “ataque em bando”, e então ir para outras comunidades seguir com o tema em debate. De preferência, uma comunidade onde eles não possuam domínio territorial e nem apoio da moderação. De novo, importante lembrar que o apoio da moderação pode vir tanto de neo ateus como cristãos mansos.

Conclusão

Patrulhamento ideológico é uma tática antiga, muito conhecida pelos que estudaram como funcionava a atitude dos subversivos na USP na época da Ditadura Militar no Brasil. Os subversivos sempre faziam isso mesmo,sem qualquer tipo de limite em termos de baixeza comportamental e ausência de moral. E hoje em dia, na Internet, há um terreno fértil para a prática do patrulhamento ideológico, dos quais o mais conhecido é o ataque em bando em comunidades ou fóruns. Como na Internet as regras não são geralmente tão claras, o mais importante é a prevenção. Evitar cair em armadilhas (e algumas comunidades ou fóruns são armadilhas) é a melhor atitude sempre.

Anúncios